FONOAUDIOLOGIA ESTÉTICA

    • Apelidada como musculação facial, essa nova especialidade é recomendada para mulheres e homens a partir dos 30 anos que queiram prevenir ou diminuir os efeitos do envelhecimento precoce. Imagine prevenir ou até mesmo atenuar o efeito daquelas ruguinhas ou marcas de expressão indesejáveis, isso já é possível graças a fonoaudiologia.​

 

FONOAUDIOLOGIA PREVENTIVA

    • ​A Fonoaudiologia tem uma importante atuação preventiva: a de combater os Distúrbios da Comunicação, evitar que as crianças venham a apresentar trocas de sons na fala, falem com a língua para fora, respirem pela boca, desenvolvam gagueiras e disfonias, etc.

FONOAUDIOLOGIA NAS ESCOLAS

    • A carência de conhecimento na área da fonoaudiologia tem levado pais, educadores e demais profissionais a sentirem-se inseguros quanto ao desenvolvimento da linguagem e seus correlatos, resultando em encaminhamentos muitas vezes tardios.Com base nessas evidências temos atuado de uma forma preventiva, auxiliando na detecção precoce de desvios fonoaudiológicos em educadores e alunos.​

​DISFAGIA

  • ​Disfagia é a dificuldade ou desconforto desde o momento em que a pessoa coloca o alimento dentro da boca até quando o engole (deglute), seja ele líquido, pastoso ou sólido. A disfagia pode ocorrer por a pessoa apresentar sequela neurológica, tumores, ou qualquer outra doença. O tratamento para o paciente disfágico visa adequar a função da deglutição, favorecendo uma alimentação saudável e segura.

AUTISMO

    • Com relação a intervenção fonoaudiológica o objetiva-se:  estimular o desenvolvimento social e comunicativo; aprimorar o aprendizado e a capacidade de solucionar problemas; diminuir comportamentos que interferem no aprendizado e no convívio em sociedade e ajudar as famílias a lidarem com o autismo, através de orientações que estimulem as capacidades do paciente e a tornem cada vez mais funcionais e elaboradas.

CÂNCER DE CABEÇA E PESCOÇO​

    • Uma das áreas de atendimento da fonoaudiologia é a de pacientes portadores de Câncer de Cabeça e Pescoço. O câncer de cabeça e pescoço provoca alterações fonoaudiológicas com impacto na deglutição, voz, articulação e mastigação e os tipos de cirurgias que podem apresentar tais alterações podem ser as ressecções em cavidade oral e orofaringe (ressecção de lábios, de soalho de boca, mandíbula e língua) e laringe (laringectomias parciais e subtotais e laringectomias totais e faringolaringectomias).​

DISFUNÇÃO DA ATM​​

    • ​A deficiência auditiva é a diminuição do limiar auditivo, pode acometer a qualquer pessoa independente da idade. Conforme o grau da perda auditiva existem vários tipos de intervenção que variam de simples tratamentos até adaptação de aparelho de amplificação sonora individual (AASI) ou até em alguns casos havendo a indicação de implantes cocleares.

DISTÚRBIOS DE AUDIÇÃO​

    • ​A deficiência auditiva é a diminuição do limiar auditivo, pode acometer a qualquer pessoa independente da idade. Conforme o grau da perda auditiva existem vários tipos de intervenção que variam de simples tratamentos até adaptação de aparelho de amplificação sonora individual (AASI) ou até em alguns casos havendo a indicação de implantes cocleares.

 

DISTÚRBIOS DE FALA​

    • ​Os distúrbios da comunicação podem ocorrer em crianças, adultos e idosos e suas causas são variadas, sendo elas hereditárias (ex: perdas auditivas ou gagueira), adquiridas com o desenvolvimento (ex: trocas ou distorções nos sons da fala) ou de início súbito ou tardio (ex: Afasia pós AVC ou traumatismo craniano). O diagnóstico e o tratamento de uma alteração na comunicação são realizados pelo fonoaudiólogo em conjunto com outros profissionais.

DISTÚRBIOS DA LEITURA E ESCRITA​

    • ​O distúrbio de leitura e escrita é caracterizado pela dificuldade na aquisição e/ou desenvolvimento da linguagem escrita. Geralmente são crianças que apresentam déficits tanto na decodificação fonológica quanto de compreensão da linguagem oral e/ou escrita.O fonoaudiólogo atua nesta área promovendo o entendimento da funcionalidade da escrita e da leitura, e no estabelecimento de uma relação satisfatória e prazerosa na elaboração, interpretação e organização de textos.

DISTÚRBIO DA MOTRICIDADE ORAL​

    • ​Área de atuação fonoaudiológica, preventiva e de aperfeiçoamento muscular , voltada  ao rosto. Fatores como o envelhecimento,alterações nas funções de mastigação/deglutição, problemas respiratórios e posturais influenciam na musculatura da face.

 

DISTÚRBIOS DO PROCESSAMENTO AUDITIVO CENTRAL

    • ​Processamento Auditivo caracteriza-se como conjunto de processos e mecanismos que ocorrem dentro do sistema auditivo. Alterações nessas habilidades levam ao transtorno no processamento auditivo. Por meio de avaliação audiológica contendo testes específicos para avaliar a função auditiva central, é possível detectar o transtorno no processamento auditivo.

2017 © Todos os direitos reservados  Fisioquer.

Sudoeste- Clsw 301 Bloco C Loja 49 Subsolo 49  (61) 3201 - 7489

Asa Sul- 505 Sul Bloco A loja 47- 49 (61) 3344 - 7486  

  • Google+ Social Icon
  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon